A Caspa | Dermatite Seborreica e a pandemia
Tem-se observado nesta época de pandemia/confinamento em relação à caspa ou à sua forma mais grave, a dermatite seborreica, um aumento de casos e um agravamento das crises (mais crises e de controle mais difícil).
A causa da caspa é um fungo que vive na pele de toda a população (a caspa não é contagiosa). Se o número de fungos for normal, a pele está normal.
Se este crescer acima do nível normal – habitualmente relacionado com picos de stress – provoca uma inflamação nas zonas denominadas seborreicas, principalmente o couro cabeludo, mas também a zona médio facial, sobrancelhas, sulcos naso-genianos e canal auditivo externo. A pele fica vermelha com prurido e descamação.
O controle da situação passa pela utilização de produtos contendo substâncias anti-fúngicas (shampo no couro cabeludo e cremes na face).
Os mais utilizados são os que contêm ciclopirox olamina, piritionato de zinco e sulfureto de selénio. Os que contêm ketoconazol, sertaconazol, climbazol, miconazol, ácido salícilico são de prescrição médica.
O Dermatologista é a pessoa indicada para orientar o tratamento e excluir outras doenças do couro cabeludo agravadas pelo stress como a psoríase.
A resposta aos shampoos é variável conforme as pessoas e pode haver necessidade de testar vários até encontrar o produto mais adequado.
Por Drª Paula Quirino