Cabelos Finos

Cabelos Finos

Guia para Cabelos Finos

ENTREVISTA A DRA PAULA QUIRINO Médica Dermatologista

 

Não são forçosamente mais fracos do que os outros tipos de cabelo, mas também eles precisam de atenção especial para poderem brilhar de forma saudável. 

 

 

Determinados pela genética, os cabelos finos são tão resistentes quanto os cabelos mais grossos, apesar de correr o mito de que são tendencialmente mais fracos. Na verdade, tudo depende da forma como são tratados, do estilo de vida que se tem e da forma como nos alimentamos. Desde a coloração, passando pelos produtos utilizados e forma como deve ser penteado, a dermatologista Paula Quirino indica as estratégias para que o seu cabelo fino se mantenha forte, com volume e resistente.

 

 

«Se sempre se teve um cabelo fino, isso não significa que esteja em causa um problema. Contudo, se se verifica uma modificação na estrutura do cabelo e o cabelo fino se torna ainda mais fino, então aí, sim, pode estar em causa um problema» – Paula Quirino, Médica Dermatologista

 

 

O cabelo fino é sinónimo de algum problema no organismo?

A espessura da haste capilar pode ser apenas uma característica individual e se sempre se teve um cabelo fino, isso não significa que esteja em causa um problema ou que o cabelo seja fraco. Contudo, se se verifica uma modificação na estrutura do cabelo e o cabelo fino se torna ainda mais fino, então aí, sim, pode estar em causa um problema. Essa alteração pode dever-se a um défice nutricional, sobretudo de ferro- um nutriente essencial para a manutenção de um bom cabelo -, o qual pode ser encontrado em cereais integrais, vegetais verdes, gema de ovo, oleaginosas, grão, carne bovina, tofu ou moluscos, como a ameijoa. É uma situação muito frequente nas mulheres, devido a anemias, ao período menstrual ou a algumas dietas. Outra causa, mais grave, é a alopecia androgenética; trata- -se de um enfraquecimento do cabelo, na zona frontal, sendo que, habitualmente, existe uma predisposição familiar para o problema. Tal acontece porque há uma sensibilidade exagerada do folículo piloso à testosterona (hormona masculina), o que faz com que em cada ciclo capilar caia um cabelo normal que depois nasce mais fino.

 

Que fatores podem tornar os cabelos finos ainda mais finos?

O estilo de vida, a alimentação, as dietas – particularmente na altura; da adolescência, em casos de bulimia ou anorexia. Também o consumo de tabaco e a exposição solar, dado que influenciam o equilíbrio geral do organismo, tem consequências na qualidade do cabelo, que, por ter uma renovação celular muito rápida, é afetado por qualquer desequilíbrio.

 

O cabelo fino tem mais tendência a quebrar-se?

Não forçosamente. Um cabelo que estruturalmente é fino, se for normal, é resistente como qualquer outro.

 

A toma de suplementos pode ser importante?

Em determinadas alturas, como a gravidez ou no pós- -parto, pode ser necessário. Mas também pode ser interessante a toma preventiva de um suplemento nas fases em que há mais queda de cabelo, como o outono, para estimular o seu crescimento. O cabelo é essencialmente composto por uma proteína, a queratina, e esta é composta por aminoácidos. Por isso, recorre-se a suplementos com aminoácidos sulfurados que fazem parte da queratina, essencialmente a cistina e a metionina. Em termos de minerais, os principais são o ferro e o zinco, e, relativamente a vitaminas, as do complexo B, como a biotina, também podem ajudar.

 

Quais os cosméticos mais indicados?

Depende do que se pretende. Se o objetivo é obter mais volume, os champôs denominados antiqueda- que criam mais volume mas não tratam a queda podem ajudar. As fórmulas que contêm hidrolisados proteicos criam um pouco mais de volume, dando o aspeto de que se tem mais cabelo. Se contiverem silicone, o cabelo tem tendência a ficar um pouco mais liso, o que pode dar um efeito mais “colado” à cabeça. O importante é que o champô não contenha muito detergente, logo, que não faça muita espuma.

 

Que cuidados se deve ter ao secar o cabelo fino?

Idealmente, o cabelo deve secar ao natural. Se se usar secador, o ideal é manter uma distância de 30 centímetros e uma temperatura que não seja demasiado quente; caso contrário, a haste vai ficar danificada, tal como acontece com os outros tipos de cabelo.

 

 

«Se o objetivo é obter mais volume, os champôs denominados antiqueda que criam mais volume mas não tratam a queda – podem ajudar»

 

 

A coloração danifica o cabelo fino?

Atualmente, as colorações não causam danos. Só há problema em caso de alergia à parafenilenodiamina, o componente principal da maior parte das tintas permanentes.

 

Existem tratamentos dermatológicos, de prescrição médica, capazes de fortalecer o cabelo?

É possível fortalecer o cabelo fino através de medicação, quando se trata de cabelos finos que enfraqueceram devido a uma patologia. A medicação pode ser tópica ou sistémica, devendo ser adequada ao diagnóstico estabelecido pelo dermatologista. O tópico mais eficaz é a solução de Minoxidil a cinco por cento; as medicações orais são essencialmente os antiandrogénicos, na mulher, e o finasterida, no homem. Os resultados surgem após seis a nove meses de tratamento.

 

Que cuidados se deve ter ao pentear o cabelo fino?

O cabelo deve ser penteado de forma suave com um pente largo e após aplicação de um sérum finalizador nas pontas, para facilitar o penteado. Não há inconveniente em pentear o cabelo molhado desde que use um pente ou escova adequada, a qual deve ser macia e com as pontas protegidas.

 

 

A Pílula e os Cabelos:

«A pílula pode melhorar a qualidade de qualquer tipo de cabelo, uma vez que os recetores hormonais são um alvo específico que é aproveitado para tratá-lo. Mas a sua suspensão é uma causa muito frequente da queda do cabelo, tendendo a ocorrer três a quatro meses depois» diz Paula Quirino, Dermatologista

 

 

Produtos Ideias

São vários os que existem no mercado, à venda em salões de cabeleireiro, supermercados ou farmácias Paula Quirino, dermatologista, indica-lhe o que vai precisar

  • Máscara: «Opte por uma fórmula especifica para cabelos finos Aplique uma vez por semana.»
  • Condicionador: «Facilita o penteado de forma a não tracionar o cabelo ao pentear. Deve utilizar-se um condicionador para cabelos finos, no fim da lavagem, deixar atuar entre três minutos e enxaguar.»
  • Finalizadores: «Podem ajudar a criar volume e não há inconveniente em usá-los diariamente.»
 

 

Precisa de ajuda?