Escabiose (sarna): o ressurgir, na Europa, de uma parasitose esquecida

 

O WEBINAR CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DA DRª PAULA QUIRINO, A REALIZAR-SE NO DIA 3 DE MAIO DE 2022 PELAS 21H00

A escabiose, ou sarna humana, é uma infeção cutânea parasitária provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis. Consiste numa erupção intensamente pruriginosa com um padrão de distribuição característico, ocorrendo em todas as idades, grupos étnicos e níveis socioeconómicos.

A escabiose pode assumir um carácter endémico ou surgir na forma de surtos e epidemias alarmantes nos países ditos desenvolvidos, estimando-se uma prevalência global de 300 milhões de casos por ano. Ainda que na Europa Ocidental a prevalência estimada seja inferior a 1%, tem vindo a assistir-se a surtos de escabiose cada vez mais recorrentes um pouco por toda a Europa, Portugal incluído, particularmente em instituições como hospitais, lares, prisões e locais de alojamento turístico.

O longo período de incubação, a clínica inespecífica, a ausência de um marcador biológico ou a reinfestação frequente são fatores que favorecem a ocorrência de surtos, sendo de sublinhar igualmente a dificuldade no diagnóstico da escabiose com consequente atraso na instituição do tratamento adequado.

O presente webinar, que se destina a farmacêuticos e também a quaisquer outros interessados, pretende revisitar esta doença, focando-se na sua epidemiologia, características do agente causal, transmissibilidade, aspetos clínicos, diagnóstico e tratamento, para que todos possamos estar mais alerta para uma doença que, cada vez mais, tem vindo a surgir em surtos cada vez mais frequentes um pouco por todo o mundo.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, aqui.

 

 

 

 

Escabiose

Precisa de ajuda?